5.7.16

Forjado na dificuldade

Fala galera, tudo certo?

Dia desses me peguei pensando em algumas coisas interessantes. Pensei nas dificuldades que passamos na vida. Muita gente acha que as dificuldades são coisas ruins, claro, muitas vezes assim transparecem ser, mas aí comecei a pensar em como elas formam o caráter das pessoas. São necessárias para a evolução.

Ao mesmo tempo em que a minha cabeça traçava uma linha de raciocínio sobre isso, ela pensava também sobre o julgamento que as pessoas fazem de outras pessoas. Então os dois assuntos se conectaram.

Eu conheço muita gente que julga qualquer indivíduo sem nem ao menos saber pelo que aquela pessoa passou. Tem gente que acha que só porque uma pessoa tem dinheiro e melhores condições não passa por dificuldades. Ao meu ver, olhando de fora, me parece ao contrário, pois as dificuldades não são só financeiras, na verdade, apesar de ser muito tenso ter problemas financeiros, creio que as pessoas com mais dinheiro atraem mais pessoas ruins ao seu entorno, sofrem mais com a falsidade e afundam-se psicologicamente com muito mais facilidade.

OK. Agora que doze pessoas estão me enviando uma dinamite pelo correio vou prosseguir e explicar essa teoria. Hoje em dia temos aquela mentalidade de que o dinheiro vai resolver todos os problemas. Que ter dinheiro é suficiente para viver em paz eterna. NÃO. Não é assim, e não falo isso porque tenho dinheiro, até porque não tenho, mas falo isso porque as pessoas mais tristes que eu conheço tem muito dinheiro. Isso é fato.

Sem generalizar, mas muitas pessoas usam o dinheiro para suprir o que lhes falta na vida psicológica, seja amor, carinho, felicidade. Porém, essas lacunas preenchidas com dinheiro uma hora terminam, pois assim como o dinheiro, o que é comprado com ele é limitado. E aí a realidade volta, a pessoa vê que sem aquele dinheiro "comprando" o que não conseguiu alcançar, é impossível atingir a plena e verdadeira felicidade. E a depressão chega.

Agora aquelas doze pessoas que me enviaram Antrax pelos correios devem estar pensando: "Ah mas o rico fica triste e viaja pra Disney pra ser feliz!!". Pois é amiguinho sabichão (ironia), mas uma hora essa viagem vai terminar, e a vida normal volta.

Felicidade. O que é a felicidade? Sabem que a dificuldade me mostrou o que é felicidade. Não ter dinheiro me ensinou a valorizar tudo o que eu tenho e o que eu quero conquistar. Ao passo que ter amor, amizade, família, me mostrou que eu não preciso de muito dinheiro para ser feliz. Eu já tenho o que preciso para ser feliz. E isso se mostrou algo de um valor tão grande e tão pessoal que nada, nem ninguém, pode me tomar isso. É um sentimento de completude.

As coisas que não damos importância fazem nossa felicidade, por mais problemas que tenhamos, dinheiro nenhum compra as coisas verdadeiras. E as dificuldades aparecem para nos mostrar SEMPRE uma lição. Esse é o valor que dinheiro nenhum te mostra, a aprender e evoluir com a dificuldade. A dificuldade te torna mais forte, mais esperto, mais ágil, mais decidido, ela te dá um cenário a superar. A dificuldade nos forja.

Então, o que se tira dessa reflexão é que não importa a classe social, as dificuldades vão aparecer, porém, aos mais ricos a dificuldade me parece maior a longo prazo, pois existe a ilusão do dinheiro e o que ele pode comprar, enquanto que aos menos afortunados a solução para passar pela dificuldade é superá-la ou superá-la, e essa superação faz crescer a alma. E é a alma que importa. O legado que deixamos. O dinheiro acaba, junto com as coisas falsas que ele traz. A alma permanece e o legado conta nossa história.

Ah, e finalizando com assunto Julgamento: Não julgue. FAÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário