10.11.10

COLUNA PERCEPÇÕES

QUANDO NOS DAMOS CONTA DO QUE REALMENTE IMPORTA

Todos nos dizem que a vida é muito curta, e que temos pouco tempo para viver tudo o que ela nos proporciona. Mas essa preocupação com o tempo a torna mais rápida ainda, e enquanto pensamos coisas tipo “estou muito velho para isso”, ou “nunca terei tempo para fazer aquilo”, o nosso tempo vai passando, e o que era hipotético vira material, ou seja, perdemos nosso tempo pensando em como não perder nosso tempo, ou que vamos perder nosso tempo se não pensarmos em aproveitar nosso tempo.

Neste momento estou rindo, pois também me confundi nesta frase acima, é noite, estou cansado e estou escrevendo compulsivamente em um momento de inspiração, em que iluminadamente comecei a raciocinar sobre o tempo das pessoas, sobre como nossa sociedade é complexa e paradoxal, ela se preocupa com o fato de a vida ser curta estando rodeada de um meio social que exige sacrificar o melhor da vida para ter o básico, o que deveria vir a nós naturalmente. Perdemos nosso tempo com a preocupação de ter mais tempo no futuro, quando estivermos velhos e sem disposição, acostumados a sacrificar a vida em função de objetivos quaisquer.

O futuro é importante, ou melhor, é fundamental na vida de todos, é necessário um planejamento para que nossos objetivos de vida sejam alcançados, porém não podemos esquecer que o presente é o futuro do passado, e o que vivemos neste momento nunca mais voltará, nem se repetirá, é um momento único.

Então que tal tornarmos nossos momentos únicos, cada momento, como se fosse aquele que planejamos tanto. Você, agora lendo esta coluna, sinta seu coração falar, e siga-o, faça o que quiser fazer, liberte-se das garras do pensamento fixo e planejado de sempre, apenas por um momento viva o momento presente, antes de voltar ao que é inevitável para nossa sociedade atual, o momento de pensar no futuro.

Eu, continuarei aqui, fazendo o que amo fazer. Escrevendo mesmo estando com os olhos cansados e calejados de um dia de trabalho, mas vivendo – ao menos neste instante único – o meu momento, minha oportunidade de transformar o meu presente no que eu quero, podendo passar aos leitores a mensagem que me fez refletir.

Vamos nos dar conta do que realmente importa, neste momento. O planejamento vem após o instinto humano, um bem muito precioso e iluminado, que nos faz fugir da rotina, nos fazendo quebrar os paradigmas de pensamento exclusivamente futuro.

Vamos nos abrir para as surpresas da vida?

Um bom dia!

Um comentário:

  1. Opa =D
    Postei um comentario do teu texto no meu blog. Na verdade ja falei mais 'amplamente' do assunto, aproveitando a ocasião.

    Le lá e comenta =D

    Pazteja

    ResponderExcluir