10.9.10

VALORIZANDO NOSSOS MESTRES

Texto publicado na coluna "Percepções" do Jornal Folha Guaibense, de autoria minha (André Silveira).
VALORIZANDO NOSSOS MESTRES

Um assunto sempre muito debatido é a valorização de nossos mestres, nossos professores, aqueles que servem de base para a humanidade. Sim, eles são a base da humanidade, pois são eles que ensinam nossa nova geração a guiar seu caminho pelo lado do bem.

Mas este profissional tão importante está sendo valorizado? Com certeza não, pelo contrário, cada vez mais o professor está sendo humilhado perante a sociedade, muitas vezes sendo tratado como vilão da história. O que não é correto dizer.

Em nosso meio social temos diversas áreas muito importantes para o desenvolvimento da humanidade, mas nenhuma é tão importante quanto a área educacional, sendo ela a responsável pelo futuro de nossa existência. O professor é aquele profissional que além de ensinar o que está escrito nos livros, deve ser aquele que serve como “guia” do pensamento do educando, ou seja, como um profissional tão desvalorizado e humilhado terá forças para expor pensamentos complexos e profundos, porém necessários, se nem ele consegue raciocinar tais pensamentos? Não que seja falta de capacidade, mas sim falta de estímulos. Pois, é frustrante traçar uma carreira tão importante e fundamental na vida de todos, e simplesmente ser apenas mais um profissional qualquer na folha de pagamento dos governantes.

Pense, se nossos professores atualmente já fazem diversos milagres diários para manter a dignidade educacional de nosso povo, imagine o que ele não faria se fosse estimulado, e tivesse a certeza de que seu trabalho seria reconhecido para sempre.

Portanto, é de extrema importância que nossos educadores sejam mais valorizados, caso contrário nossa geração futura irá sucumbir diante dos pensamentos inúteis e desorganizados que são impostos por modelos prontos de “educação”, que por sua vez são impostos por governantes que só pensam no resultado imediato, e não na sociedade á longo prazo.

Está mais do que na hora de colocarmos nossos valores na balança. O que vale mais a pena? Reflita.

2 comentários:

  1. Oi André Silveira. Sei que tu escreves pra Folha Guaibense e é por isso que to vindo aqui. To percebendo um mal cheiro pro lado da câmara e to tentando "investigar". Mas não sou jornalista, por isso to mandando as minhas "pulgas" pras orelhas dos outros.

    Se tu entrares no site da Câmara de Guaíba vai achar facilmente aquele "portal da transparência" deles. Ao que tudo indica essa transparência ta meio embassada, porque pelo que eu percebi eles colocam as súmulas dos contratos com as empresas que fecham, mas não colocam o valor que estão pagando. Só colocam assim "pagamento conforme contrato administrativo tal" que não consta no site.

    Se quiser mais informações entra no meu blog:
    proibidaentrada.blogspot.com

    Eu vou continuar no pé deles e desconfiando até da sombra.

    Eu sei que talvez tu não se interesses em buscar a fundo esse tipo de coisa, mas pelo menos acredito que tu deves conhecer alguém que se interesse.

    Pazteja =D

    ResponderExcluir
  2. Cara, valeu pelo apoio.

    Vou ficar no pé deles, perguntar por tudo que eu puder, olhar as informações divulgadas e etc.

    A politicagem de Guaíba não tem uma população muito atuante pra fiscalizar o que acontece. Agente que é mais instruído que tem que se juntar pra encontrar os buracos deles e gritar pra que corrijam.

    Qualquer coisa que acontecer te aviso. Mas queria perguntar: essas informações que eu pedi - inclusive o orçamento da reforma do prédio do legislativo - são públicas e eu tenho direito de saber né? E a reforma do prédio precisa de licitação pública pra escolher o contratante né?

    Eu não tenho muito entendimento sobre leis (fiz só uma cadeira de direito "por esporte" mas não lembro grandes coisas) por isso to perguntando.

    Enfim. É isso.

    Paztejamos =D

    ResponderExcluir