5.12.09

Acordo fraco em Copenhague afeta direitos humanos

Acordo fraco em Copenhague afeta direitos humanos


Especialistas das Nações Unidas emitem comunicado a dois dias da abertura oficial da Convenção da ONU sobre Mudança Climática; 20 relatores da organização assinaram o texto, que alerta sobre as consequências para os direitos humanos caso um consenso não seja alcançado.

Pobres serão os mais afetados
Especialistas em direitos humanos das Nações Unidas emitiram um comunicado conjunto nesta sexta-feira às vésperas da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, que começa em 7 de dezembro em Copenhague.
O texto foi assinado por 20 relatores da organização, incluindo a especialista do Conselho de Direitos Humanos para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik.
Ameaças
No documento o grupo alerta que, enquanto há um consenso crescente quanto aos impactos provocados pelo aquecimento global, as sérias ameaças ao pleno exercício dos direitos humanos ainda precisam ser propriamente entendidas e identificadas nesse contexto.
O comunicado ressalta que um fraco resultado das negociações sobre as mudanças climáticas representa um perigo aos direitos das pessoas.
Medidas de adaptação ou mitigação, como a promoção de fontes de energia alternativa, conservação de florestas, projetos para o plantio de árvores e reassentamento devem ser desenvolvidas de acordo com as normas de direitos humanos.
Efeitos
Indivíduos e comunidades afetadas devem participar do desenvolvimento desses projetos, segundo os especialistas, sem discriminação.
Os efeitos das alterações climáticas são sentidos com mais força nos países pobres, que tem pessoas e comunidades marginalizadas que vivem em áreas propensas a desastres naturais e que dependem desses recursos para sua subsistência.
*Apresentação: Eduardo Costa Mendonça e Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York*
Obs: Os governantes estão sem interesse nesse pacto pelo meio ambiente, claro, pois, por exemplo, para o Brasil o investimento deve ser de, aproximadamente, 33 bilhões de reais até 2020. O presidente de nosso País diz que não poupará esforços mas não imporá metas (?). Mas falando francamente: Esse pacto não vai dar certo, não haverá o devido investimento, pois temos uma copa do mundo e uma olimpíada nesta década, é óbvio que o investimento vai para onde traga muito dinheiro de retorno para os grandes, e não para o bem da população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário