13.8.09

O viajante subjetivo - CAPITULO V

CAPITULO V

AS MARAVILHAS DE UM MUNDO DESCONHECIDO


Olhei aquele monumento e senti o coração bater, era algo inacreditável, na hora lembrei que há alguns dias meu mundo não passava de uma mesa abarrotada de papéis e um apartamento cheio de sonhos e nada de realizações, me senti completo, me senti renovado, mas algo ainda dentro de mim estava incompleto.

Paulo me olhava atentamente para ver minha reação e em seguida saiu atrás de mim falando:


- Marcos, é lindo não é?! Sempre que venho aqui fico horas o admirando, parece um sonho.

- é extraordinário – eu disse – parece que me tele-transportei do meu mundo vazio pra cá, como se eu fosse outra pessoa.

Paulo com um olhar emocionado me disse:

- sabe Marcos, de todas as vezes que estive aqui, essa é a vez em que mais me senti feliz, acho que é a primeira vez que tenho um amigo, alguém pra compartilhar as alegrias. – quando o velho terminou a frase coloquei-me a pensar no que ele disse, pois realmente me faltavam amigos, me sentia bem apenas com Clarissa, mas com aquele senhor senti que tinha uma ligação de espírito, como se ele fosse um enviado para me mostrar o que eu precisava, logo, olhei para ele e disse:

- agradeço que esteja comigo Sr.Paulo, é realmente um bom amigo.

O velho sem perder tempo me disse:

- E a recém estamos começando, vamos, venha – me chamava Paulo com uma motivação de um moleque de quinze anos – vamos conhecer essa cidade, lhe mostrarei lugares magníficos.

Quito fica situado aproximadamente trinta e cinco kilometros a sul da linha do Equador, ela foi fundada em 6 de dezembro de 1534 pelo espanhol Sebastián de Benalcázar com o nome de San Francisco de Quito
Devido à altitude e localização da cidade, o clima em Quito é razoavelmente constante, com uma temperatura máxima tipicamente ao redor dos 21ºC em qualquer dia do ano. Há somente duas estações em Quito, o verão (a estação seca) e o inverno (a estação chuvosa).
Passamos por inumeros lugares da cidade, dando enfase a Praça da Independência, lugar de grande movimento e de conservação magnifica.

A cidade de Quito conta com mais de 450 estabelecimentos gastronômicos, entre restaurantes, bares e cafés, os quais oferecem grande diversidade de estilos culinários, desde os reconhecidos pela comida típica equatoriana até os especializados em alta cozinha francesa, italiana ou argentina.

Após toda essa maratona, Paulo sentou-se ao meu lado e olhando-me nos olhos disse:

- Marcos, preciso lhe contar algo, estou muito doente, tenho câncer em estado terminal, vim pra Quito para meu tratamento, mas acho que não tenho muito tempo - e sem me deixar interrompe-lo, continuou – mas gostaria de dizer que encontrei o que procurei minha vida toda, a paz interior, e tudo começou quando achei você, saiba que mesmo nos conhecendo há pouco tempo, nossos espíritos se conheciam há muito tempo, sinto você como um filho pra mim – terminou o velho em prantos, debruçando-se sobre a mesa do café em que fazíamos um lanche.

Após toda essa maratona, Paulo sentou-se ao meu lado e olhando-me nos olhos disse:

- Marcos, preciso lhe contar algo, estou muito doente, tenho câncer em estado terminal, vim pra Quito para meu tratamento, mas acho que não tenho muito tempo - e sem me deixar interrompe-lo, continuou – mas gostaria de dizer que encontrei o que procurei minha vida toda, a paz interior, e tudo começou quando achei você, saiba que mesmo nos conhecendo há pouco tempo, nossos espíritos se conheciam há muito tempo, sinto você como um filho pra mim – terminou o velho em prantos, debruçando-se sobre a mesa do café em que fazíamos um lanche.

André Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário