15.7.09

Vacina contra a gripe A(H1N1) não será suficiente para abastecer toda a população mundial

Carlos Araújo & Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Margaret Chan, afirmou que a produção da vacina contra a gripe A(H1N1) não será suficiente para abastecer toda a população mundial.

O alerta foi feito nesta terça-feira durante uma reunião da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, em Genebra, na Suíça.
Recursos

Chan afirmou que o mundo enfrenta um vírus novo e que se espalha com rapidez. Segundo ela, a vacina deve ficar pronta, nos próximos meses, e a maior parte das doses deve ser comprada por países com os recursos para pagar pelo medicamento.

Mas a agência já anunciou que vai doar 100 milhões de doses aos países mais carentes principalmente na África.

O médico Jarbas Barbosa, encarregado do Departamento de Prevenção de Doenças da
Organização Pan-Americana da Saúde, explicou à Rádio ONU, de Washington, os critérios para o envio gratuito da vacina a alguns países.

Hierarquização

"Essa hierarquização foi feita com base em alguns critérios como o Produto Interno Bruto e alguns outros indicadores que determinam que esses países não têm capacidade de comprar. São os países alvo para o processo de doação. Essa gripe vai chegar a todos os países. É praticamente impossível deter a chegada do vírus. E seguramente com o passar do tempo todas as nações vão registrar casos e surtos", disse.

Segundo a OMS, a gripe A(H1N1) já matou 429 pessoas. A doença surgiu no fim de abril no México e nos Estados Unidos, mas se espalhou rapidamente para outras partes do mundo.

Os sintomas da nova gripe são dores de cabeça, dor no corpo, febre alta e em alguns casos vômitos e diarreia.

*Apresentação: Eduardo Costa da Rádio ONU em Nova York.

2 comentários:

  1. ademir sergio hamester30/7/09

    Como já referi em outro comentário sobrea gripe A(H1N1) os grande laboratórios não tem interesse em liberar seus anti virus para os demais países.Fato quejá aconteceu coma gripe do frango na China .O monopólio esta acima de tudoe de todos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19/1/10

    EM QUE PARTE DO CORPO SERÁ APLICADA A VACINA CONTRA A GRIPE H1N1

    ResponderExcluir