6.2.09

A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA

Este post já havia sido publicado em nosso primeiro blog, mas como o assunto é pertinente e interessante, coloco à disposição de novos pareceres:



Um dos assuntos mais debatidos hoje em dia entre doutrinadores, políticos, juízes e estudiosos em geral é a chamada "judicialização da política" que significa o poder de intervenção do Poder Judiciário nas decisões políticas. E não só no Brasil é discutida essa matéria, mas no mundo todo, ou seja, vê-se a relevância de tal discussão.
O Poder Judiciário, tratado como protetor dos interesses constitucionais, executa a função de assegurador de direitos, protegendo e reprimindo os reflexos negativos gerados por atos corruptos da política e mesmo que não haja descumprimentos de qualquer espécie por parte das decisões políticas.

Vamos à um exemplo mais concreto:
Na cidade de Joinville, o prefeito foi eleito por maioria de votos, sendo soberano, no percurso de eleição ele fez a promessa de construir um estádio de futebol para a cidade, e nesse projeto trabalhou até reunir-se com o restante da administração pública e decidirem que iriam destinar a quantia de R$ 3 milhões para a construção do estádio municipal, porém o Ministério Público ajuízou uma ação civil pública dizendo que não poderia ser concretizado esse ato, pois é necessário que antes de construir o estádio, 100% das crianças de Joinville teriam que estar nas escolas, tendo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento educacional, com o fundamento constitucional da prioridade das crianças nos direitos fundamentais. A ação foi julgada no Poder Judiciário e foi dado provimento ao MP, onde a verba pública que seria destinada ao estádio agora obrigatóriamente terá de ser destinada à educação.
Portanto é nesse ponto, se claro o exemplo exposto, que a judicialização da política gera discussões, o Poder Judiciário protege os direitos fundamentais da constituição, mas e o direito à democracia?? Aquela maioria que elegeu o prefeito queria o estádio de futebol, o Poder Judiciário estaria restringindo o direito à liberdade?? Pois é isso que os defensores da "não-judicialização da política" argumentam.

Mas na opinião deste que vos fala, está correta a intervenção da Judiciário nas decisões políticas, pois é preciso um controle dessas decisões, porque muitas vezes na hora da eleição a emoção se sobrepõe à razão, e os direitos fundamentais (saúde, segurança, etc) acabam sendo escanteados, e a função dos magistrados é essa, de parar, ler, pensar, e decidir, conforme o principio da proporcionalidade, o que realmente as pessoas necessitam.


E vocês o que me dizem sobre isso???

3 comentários:

  1. Anônimo6/2/09

    Se todas as pessoas, independente do cargo que ocupam, se conscientizassem, que o lazer é bom, como foi citado no blog, "um estádio" que inreressante, porém nada mais é tão essencial e fundamental, que a formação educacional de nossas crianças e jovens, com o ensino de primeira qualidade e a valorização do profissional. E para essa concretização é indispensável a intervenção do juduciário nas decisões políticas sim, para organizar, debater e analisar o que realmente é essencial, colocando em prática o que é prioridade. André está de parabéns, continues sendo sempre esta pessoa iluminada que és.

    ResponderExcluir
  2. Olá André
    Parabéns pelo blog!
    Você tem o número desse julgado?
    Estou fazendo minha monografia exatamente nesse tema. Procurei mas pelos dados do post não consegui encontrar.
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    olha eu aqui de novo
    pra agradecer aquela ajudinha lá no começo
    e avisar que a defesa foi sexta
    o trabalho rendeu-me um feliz 10
    valeu!

    ResponderExcluir